Por que contratar um cuidador?

Por que contratar um cuidador?

Mais do que atuar como um acompanhante ou ajudar na realização de tarefas simples, o cuidador oferece total atenção à saúde do idoso e ao ambiente em que ele está inserido, minimizando uma série de riscos.

Conheça, a seguir, os principais motivos pelos quais vale a pena investir no serviço de cuidados pessoais:

1. Aumento na autonomia e qualidade de vida do idoso

Um dos principais benefícios de contar com um cuidador na residência é que, com o seu suporte, cresce a sensação de autonomia e independência do idoso. Afinal, muitas pessoas nessa idade deixam de fazer atividades que gostam porque não conseguem realizá-las sozinhas, mas também não desejam incomodar filhos ou netos por causa delas.

Com o auxílio de um cuidador, o idoso pode voltar a fazer coisas que contribuem para o seu bem-estar, afastando sentimentos como solidão e tristeza. Os resultados são uma mente mais saudável e qualidade de vida.

 

2. Prevenção de acidentes

Especialmente nos casos em que há limitações físicas, a companhia de um cuidador é fundamental. Afinal, esse profissional consegue identificar elementos no ambiente que podem ocasionar quedas e acidentes. Além disso, ele oferece auxílio na rotina de medicamentos, não deixando que um possível esquecimento leve a sérias consequências na saúde do idoso.

Por fim, diante de situações de emergência, o cuidador sabe exatamente como agir, contatando as pessoas certas para que o idoso seja atendido rapidamente.

 

3. Adoção de hábitos saudáveis

Mais do que evitar acidentes, os cuidadores oferecem total apoio na rotina do idoso, atuando, inclusive, na adoção de hábitos saudáveis. Eles oferecem auxílio na alimentação, minimizando riscos de desnutrição e desidratação. Além disso, podem ajudar o idoso na realização de atividades físicas.

 

4. Diminuição do risco de isolamento social

Não são raros os casos em que idosos se isolam em casa, deixando de lado a convivência social. Esse distanciamento pode levar a quadros de estresse, tristeza profunda e até depressão. Mas, com a companhia de um cuidador, além de ter com quem conversar, o idoso passa a ter um incentivador e alguém que o apoia na realização de atividades que propiciem sua socialização.

5. Tranquilidade para a família

Como dito anteriormente, é comum que os parentes não consiga abrir mão dos compromissos diários para cuidar do idoso. A contar com um cuidador, torna-se possível equilibrar as relações e rotinas. Além disso, a família pode ter a tranquilidade e segurança de saber que o cuidado de seu familiar idoso está em boas mãos.

Não há dúvida de que a companhia para idosos é importante, principalmente quando o assunto é a manutenção da qualidade de vida e autonomia. É comum que um familiar se ofereça como acompanhante, mas a correria do dia a dia torna essa tarefa um verdadeiro desafio. Por isso, a solução mais recomendada para garantir o conforto de pessoas da terceira idade é a contratação de um cuidador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.